Trata-se de uma técnica prática e comprovada para execução de escavações e estabilizações de taludes através do reforço pela da inclusão de barras de aço totalmente ancoradas no maciço. Este maciço reforçado pode ter sua proteção superficial executada através da aplicação de concreto projetado ou mesmo com a utilização revestimento vegetal “armado”. Este maciço reforçado atua como um bloco único para suportar as cargas atuantes a montante, atuando de forma semelhante a um muro de gravidade convencional. Seus principais elementos são:

• Chumbadores: são compostos por barras de aço que serão instaladas em perfurações previamente executadas e posteriormente injetadas com calda de cimento ou resina garantindo a sua ancoragem ao terreno. Estas injeções podem ser executadas em uma única ou várias etapas através de tubos apropriados para injeções

• Concreto projetado: trata-se de concreto ou argamassa bombeada até o ponto de aplicação e projetada contra o paramento através da aplicação de ar comprimido. Importante considerar a instalação de elementos para drenagem do maciço, tanto superficial quanto profundo, para garantir a eficácia da solução. Obviamente existem inúmeras variantes executivas para a execução de solo grampeado, as quais devem ser compatibilizadas com a geologia, requisitos de projeto, normas técnicas, disponibilidade de equipamentos e exigências do contratante, devendo estas serem seguidas na integra.